Nota a respeito do curso de medicina em relação ao momento atual da greve Santa Maria, 15 de agosto de 2012

Diretório Acadêmico de Medicina José Mariano da Rocha Filho (DAZEF) 

Nota a respeito do curso de medicina em relação ao momento atual da greve
Santa Maria, 15 de agosto de 2012

A greve dos professores universitários iniciou em maio deste ano, seguida pela deflagração de greve estudantil geral e greve dos técnicos administrativos em educação na UFSM. Já são três meses de movimentações por parte das três categorias, com dificuldade em negociar com o governo, mas já com ganhos importantes, como a retificação da medida provisória (MP) 568 que, devido à greve nacional dos médicos e dos técnicos administrativos, não mais prejudicará a categoria.
Ao saírem os primeiros indicativos de greve, nos questionamos sobre o futuro do ano acadêmico e suas implicações, e foi neste clima que, ainda em maio, o DAZEF convocou duas assembleias, as quais decidiram apoiar as causas dos professores e técnicos, por entender a necessidade da luta pela melhoria da educação e das condições de trabalho. Nessas assembleias não decidimos sobre greve estudantil.
Após este longo período de mobilizações na UFSM, greve de alguns setores da medicina (ambulatórios do HUSM, disciplinas do quinto e oitavo semestre, entre outras) nos vemos agora diante da incerteza do início do segundo semestre letivo de 2012. A turma do oitavo semestre, que precisa do retorno às aulas o quanto antes para não atrasar seu estágio final de curso (internato), mobilizou-se para solicitar o retorno das aulas junto à instância de deliberação da UFSM, o CEPE. Redigiram um documento com a assinatura de todos da turma solicitando o direito da excepcionalidade, independente do calendário oficial.
O Diretório acadêmico acredita na construção de um curso melhor a partir da mobilização com os estudantes e não pelos estudantes (para além da representatividade). Dessa forma, vê na atitude do oitavo semestre algo legítimo e respaldado por todos os integrantes da turma, e assim apoia e defende a manifestação.
Além disso, o colegiado do curso deliberou na última reunião fazer pedido ao CEPE de que toda a medicina volte às aulas o quanto antes. O DAZEF em momento algum pressionou professores e/ou alunos a permanecerem em greve, sobretudo por meio de “ofícios”. Desnecessário dizer que opiniões pessoais de quem faz parte da Coordenação Geral do DAZEF não são equivalentes à posição do Diretório e dos estudantes de medicina.
Sendo assim, o Diretório Acadêmico vem defendendo o posicionamento deliberado nas nossas últimas assembleias: o de apoio à greve dos técnicos e dos professores. Sabemos que a grande maioria das turmas terminaram o semestre com todas as disciplinas completas, e muitas também desejam já iniciar o próximo semestre. Ao mesmo tempo, algumas disciplinas não foram finalizadas, como o quinto semestre, que está com quase um mês de aulas atrasadas devido à greve. Defendemos que esses alunos não podem ser prejudicados e/ou privados do direito a essas aulas, logo precisam da garantia de terem essas aulas repostas.
Portanto, para tirarmos uma posição dos estudantes de medicina, como sempre fizemos em situação de tal importância, convocamos todos para uma Assembleia Geral dos Estudantes de Medicina, a ser realizada na próxima segunda-feira dia 20 de agosto às 11h30min, com as pautas:

– contexto da greve e volta às aulas;
– turmas com conteúdos pendentes: como resolveremos esta questão?;
– o que mais houver.

Entendemos as limitações de realizar uma assembleia em período de férias ou greve e que ainda não há garantia de que as aulas reiniciarão na próxima semana. Contamos com a compreensão e comparecimento do maior número possível dos estudantes.

Atenciosamente,
Coordenação Geral DAZEF 2012
Gestão Contracorrente
“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem” (Rosa Luxemburgo)

Anúncios

Sobre dazef

Diretório Acadêmico José Mariano da Rocha Filho
Esse post foi publicado em Início. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s