Posicionamento sobre o Programa “Mais Médicos”

AOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Como Diretório Acadêmico acompanhamos, na medida do possível, as políticas impostas para a saúde – em especial as que dizem respeito a categoria médica. Sendo assim, realizamos ao longo do semestre espaços de discussão (Revalida, Vinda dos Médicos Cubanos, entre outros) para construirmos posicionamentos com os estudantes que não se baseiem apenas em discussões virtuais. 

Entendendo a importância de se construir pautas estudantis abertamente, nessa quarta-feira (24/07) foi realizado um espaço sobre o “Programa Mais Médicos”, onde se deliberou, por unanimidade, a posição contrária a MP 621/ 8 de Julho de 2013. Tal medida prevê, dentre outras coisas, a abertura de mais vagas em cursos de Medicina de forma desorganizada; a interiorização do médico por meio de uma bolsa não regulamentada, sem valor fixo, sem vínculo empregatício, sem garantia de direitos trabalhistas e com possibilidade de cortes ou restituição desse valor ao governo caso o médico se desligue do programa antes do período previsto, não prevê garantia de infraestrutura para as equipes de saúde e sequer condições de trabalho; além de adicionar um novo ciclo obrigatório curricular de mais dois anos de estágio no SUS com bolsa custeada pelo Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2015.

Enquanto DAZEF acreditamos que mobilizações para impedir a aprovação dessa Medida Provisória paliativa para a saúde são muito importantes, e defendemos que atos, paralisações, greves ou qualquer movimentação de luta pela saúde e pelo trabalho devem ser deliberados em Assembleias e construídos coletivamente com pautas definidas por todos. Portanto, convocamos Assembleia Geral dos Estudantes de Medicina para a próxima segunda-feira (29/07) no CCS, para debater o apoio à Paralisação dos Médicos, nos dias 30 e 31 de Julho, proposta pelo SIMERS.

Gestão Novos Trilhos

Sobre dazef

Diretório Acadêmico José Mariano da Rocha Filho
Esse post foi publicado em Início. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário